A IMPORTÂNCIA DE TREINAR COM UM PERSONAL TRAINER
31 de agosto de 2018Qual é a melhor hora para treinar: de manhã, à tarde ou à noite?
4 de setembro de 2018
Nos primeiros dias de academia, é normal se sentir empolgado e empenhado em emagrecer ou exercitar o corpo, mas com o passar do tempo, os treinos podem se tornar chatos e o resultado demorar muito tempo para aparecer, levando ao desânimo e a vontade de deixar a academia.
Por isso, é importante manter o foco nos objetivos, a motivação e celebrar cada pequena conquista, pois os resultados não aparecem de um dia para o outro. Veja quais são as 7 dicas para continuar motivado e não desistir da academia:
1. Estabelecer metas reais
Começar estabelecendo metas simples e fáceis de alcançar e só depois estabelecer metas mais difíceis de atingir, pois ao ser muito ambicioso logo desde o início, facilmente pode-se ficar frustrado e desistir da academia.
Por exemplo: se o objetivo é emagrecer 5 kg, estabelecer como meta perder 1 a 2 kg em um mês e não os 5 kg logo de uma vez, pois é uma meta mais fácil de atingir e mais realista, dando força e incentivo para continuar a perder o restante de peso até alcançar o objetivo.
2. Tornar a academia mais divertida
Um dos motivos de desistência da academia é porque ela se torna desinteressante ou chata. Assim, é importante variar de esportes ou exercícios, optando por aqueles que mais gosta ou que acha mais divertidos, para que seja um prazer estar na academia.
Por exemplo: se os treinos na academia são compostos por exercícios cardiorrespiratórios ou de musculação, variar e fazer aulas de zumba ou spinning ou experimentar esportes em grupo, como futebol ou voleibol, por exemplo. Além disso, no início, garantir que tem energia para terminar o treino também pode ser um desafia, sendo nestas situações recomendada a utilização de bebidas energéticas, que hidratam e fornecem energia.
3. Ouvir as músicas que mais gosta na academia
Criar uma playlist das músicas favoritas e ouví-las na academia é muito motivador, pois ao gostar das músicas, o cérebro faz com que o corpo responda positivamente ao exercício, sendo também possível mover-se e exercitar-se ao ritmo da música, ao mesmo tempo que a ouve.
4. Anotar todas as conquistas
Anotar todas as conquistas que já foram alcançadas desde que se começou a ir à academia é uma ótima dica para ganhar motivação e continuar os treinos sem desistir, pois é uma prova de que os exercícios e os treinos estão ajudando a atingir os objetivos e de que se está fazendo progressos.
Por exemplo: escrever no celular, no diário ou apenas num bloco de notas que emagreceu 1 kg, diminuiu de tamanho da roupa, vestindo agora o 38 em vez do 42 ou que agora já conseguiu fazer 50 abdominais em vez de 5.
5. Malhar com amigos verdadeiros
Convidar amigos, vizinhos ou colegas de trabalho para frequentar a mesma academia ajuda a manter o compromisso com a atividade física e, além disso, tornam os treinos mais divertidos e agradáveis, parecendo que o tempo passa mais rápido.
6. Ser recompensado pelo esforço
Depois de se atingir um objetivo, dar uma recompensa a si próprio, como comprar sapatos novos, colocar novas músicas para ouvir durante os treinos ou comprar uma nova roupa para treinar, por exemplo. É importante que, caso o objetivo seja emagrecer, a recompensa não seja alimentos calóricos, como bolos ou chocolate, pois poderão prejudicar os resultados atingidos.
7. Celebrar o novo corpo
Comparar as diferenças no corpo antes de entrar na academia e depois de 2 a 3 meses de exercício ajudam a manter a motivação nos treinos e a não desistir, por ser uma prova real de que o esforço está valendo a pena.
Por exemplo: experimentar roupas antigas e ver as diferenças, comparar fotos antigas com fotos mais recentes ou tirar fotos com roupas mais justas e de tamanho inferior para depois poder comparar.