Como você se alimenta? Você tem uma hora certa pra fazer as refeições? Se você beliscar a comida várias vezes ao dia pode ser pior do que comer produtos gordurosos, sabia? Por isso, para manter o peso e evitar a obesidade, é necessário, comer cada tipo de alimento na hora certa.
Vamos falar agora de como é importante comer alimentos saudáveis, mas na hora certa. As gorduras, por exemplo, são bem-vindas no horário da manhã. As frutas são ótimas para quem está com o estômago vazio. E atenção: nada de comer o dia inteiro, se você quer manter o peso.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que a alimentação desregrada pode ser decisiva para a obesidade. De acordo com os dados, beliscar durante o dia todo, fora de horário é pior para a dieta do que se alimentar com comida gordurosa, respeitando o relógio. E a explicação para isso é biológica. O organismo precisa de alimento na hora certa.
Nosso corpo é regido pelo trabalho dos hormônios, que funcionam de acordo com os horários do dia. Quando não comemos na hora certa, a absorção de nutrientes não é tão eficiente.
“Quando você come em horários pré-determinados, você tem um pico certo de determinado hormônio, que digere o alimento corretamente e evita o acúmulo de gordura e açúcar no sangue”.
Por isso devemos ter uma escala fixa para as cinco refeições mínimas do dia. E deixar a alimentação mais pesada para a parte da manhã até o almoço.
“De manhã sim você pode comer um bolo, uma gordura, uma margarina, uma manteiga, oleaginosas castanhas, nozes, uma carne com mais gordura no almoço”.
Tambem é importante horário para o lanche da manhã e da tarde. E a melhor opção é uma fruta. Ela deve ser consumida de preferência com estomago vazio. Assim tem mais aproveitamento dos nutrientes.
A partir das 18h, quando nosso metabolismo está desacelerando, a dica é alimento com menos açúcar e gordura. Por exemplo, frutas e legumes. “Comer dentro do ciclo biológico ideal às vezes é mais importante do que o que você come”.