Como o exercício físico melhora eliminação de proteínas tóxicas
30 de setembro de 20188 Benefícios da Musculação que vão além do corpo definido
6 de outubro de 2018Em relação ao tempo de intervalo entre os exercícios dentro de uma série de musculação, existe diferença para cada pessoa? O que isso pode interferir no rendimento e nos resultados? Saiba que o tempo de intervalo entre as séries de musculação é inversamente proporcional à carga e ao esforço necessário para realização das repetições.
Sendo assim, se você realiza uma série de muitas repetições, de 20 a 30, entende-se que esta carga é relativamente leve e o esforço necessário para realizá-las também é. Quando a carga é leve seu corpo precisa de menos tempo pra se recuperar e provavelmente estará pronto pra outra série em poucos segundos (recomenda-se algo em torno de 30 a 45 segundos). Se a carga utilizada na realização da série é moderada, onde número de repetições fica entre 15 e 20, a recuperação pode ficar entre 30 a 60 segundos.
Já se as cargas são de moderada para alta, e as repetições ficam entre oito e 12, pode se dizer que você precisará de um pouco mais de 45 segundos a 1m30s para se recuperar. Com cargas muito elevadas, onde as repetições não passam de cinco, você precisará de algo em torno de três minutos para essa musculatura se recuperar e repetir esse mesmo exercício com a mesma carga.
O mais importante, na minha opinião, em todos os tipos de treinamento é não subestimar a carga. Por exemplo: Se você está fazendo cadeira extensora, série de 8 a 12 repetições e colocou uma carga de 30kg e, quando completou percebeu que conseguiria fazer mais umas duas ou três repetições, significa que a carga não está adequada ao objetivo.
Nesse caso, você teria que aumentar a carga para que você terminasse sua séries entre 8 e 12 repetições, podendo parar no nove, dez ou 11 repetições caso fique cansado. Dessa forma, você recupera de 45 segundos a 1m30s, mas não precisa ficar parado. Pode conjugar trabalhando outra musculatura enquanto o quadríceps se recupera, otimizando seu tempo. Tire o melhor proveito do seu treino consultando um profissional de educação física.
Bons Treinos!