O treino de musculação metabólico promove o aumento de volume muscular basicamente através do aumento de líquidos e reservas intracelulares e não especificamente da fibra muscular. Por isso, é considerado um treino de hipertrofia de resultados rápidos, porém não duradouros, já que a perda desses ganhos se dá assim que o processo de treinamento é interrompido. É um treino de alto gasto calórico, logo uma boa forma de reduzir a gordura corporal simultaneamente ao ganho de massa muscular e força.
Existem diferentes formas de elaboração de um treino metabólico e todas elas se utilizam de um número maior repetições e alta intensidade, como o drop-set, pirâmide decrescente, pausa/descanso e super-séries, entre outras.
Um dos métodos de treino metabólico mais utilizado é o de super-séries, que combina exercícios agonistas e antagonistas, ou seja, duplas de exercícios de movimentos contrários (puxar/empurrar; flexionar/estender).
Exemplo de uma rotina de Treino Metabólico para membros superiores a ser realizado duas vezes na semana, com dois dias de intervalo:
(em cada dupla de exercícios deve-se executar uma série de cada e realizar intervalo de 30″ antes de repeti-la)
Supino Inclinado – 4 repetições de 10 repetições
Barra Fixa – 4 repetições de 10 repetições
Cross-Over – 4 repetições de 10 repetições
Pulley Frente com triângulo – 4 repetições de 10 repetições
Dumbbell Press – 4 repetições de 10 repetições
Remada Pulley Aberta – 4 repetições de 10 repetições