Não fuja da avaliação física
Musculação é essencial para todas as pessoas
Se dê a oportunidade de experimentar
Não exija demais de si mesmo nas primeiras quatro semanas
É natural que você não consiga fazer uma aula completa logo na primeira semana, mas isso vai passar. Escute seu corpo, mas não deixe a preguiça te pegar. Desafie-se!
Não fique mais de dois dias sem se exercitar
As dores do exercício melhoram quando a circulação aumenta e você se exercita novamente. Ficar em casa parado não vai te ajudar na recuperação. Vá para academia nem que seja só para caminhar na esteira. Fixar o hábito na sua rotina também ajuda na aderência à atividade.
Tente não ficar mais de dois dias sem fazer exercícios, diz treinadora (Foto: Getty Images)
Faça o que é mais importante primeiro
Para a grande maioria das pessoas, a musculação, o treino de força, é o mais importante. Então, faça-o primeiro, e se for praticar mais uma atividade, se preocupe também com a nutrição. A alimentação e a hidratação entre os treinos deve fazer parte da rotina das pessoas que passam mais de uma hora da academia.
Se incluir exercícios na sua rotina está difícil para encarar sozinho, procure pessoas que estão na mesma situação que você e faça um círculo onde todos se ajudam.
Orientação profissional é fundamental
Se você tem dificuldades para fazer amigos ou para cumprir a rotina, procure um personal trainer: um profissional com certeza vai te botar na linha e ajudar a entrar em forma.